quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sabor e aroma - Uma interação entre os sentidos

Como dissemos o consumo de um alimento depende dealgumas característcas como: sua cor, seu aspecto, sua composição nutricional, os custumes da região e a sazionalidade do produto.
Mas quando já conhecemos o produto a escolha é quase automática, lembrancas institivas nos fazem lembrar dos famosos pratos da vovozinha por exemplo ou de uma comemoração em que o alimento não estava muito bom, etc, vários serão os processos mentais nesse instante formulados.
" ... A sensação de saciedade vem com apreciação do sabor do alimento, acompanhado, juntamente, com o aroma, a textura e o aspecto visual dos mesmos..." Manual de Fundamentos das Ciências dos Alimentos, Unidade 7 pag. 01 - Dnda. Professora Alinne Marim.
Em assim sendo, quando nos alimentamos os cinco sentidos estão nos enviando informações importantes para a resposta ao consumo em relação ao gosto e ao sabor dos alimentos.
O Paladar, o olfato são os sentidos que mais interagem entre si.
O paladar através das papilas gustativas localizadas na língua, coma a participação da bucosa bocal e da amídala enviam as informações nervosas em relação aos gostos: doce, salgado, ácido, amargo, umami e alcacuz, este últimos considerados novos gostos.
O olfato participa através da estimulação do epitélio olfativo, localizado no teto das cavidades nasais que contém cerca de 20 milhões de células sensorias, cada qual com seis pelos sensoriais.Manual de Fundamentos das Ciências dos Alimentos, Unidade 7 pag. 01 - Dnda. Professora Alinne Marim.
As substâncias voláteis presentes no alimentos estimulam esse epitélio sensorial olfativo proporcionando o aroma do alimento.
Um exemplo disso:quando estamos gripados ou com problems nasais essa interação é interrompida e nosso paladar muda: sabe quando estamos gripados e comemos algum alimento que gostamos muito e não conseguimos sentir seu gosto ou aroma que estamos acostumados, então, é por esse interrompimento de interação entre o sabor e o aroma que isso acontece.
Na gastronomia chamamos a união entre o sabor e o aroma de flavor.
Mas não podemos desprezar os outros dois sentidos primários: o tato e visão. Muitos de nós temos a necessidade de pegar o alimento quando da escolha dele na compra, é através deste sentido que escolhemos os melhores alimentos pelo tato, procurando os de melhor textura.
A visão possui um papel importantíssimo pois dizemos frequentemente na gastronomia que primeiro os comensais comem com os olhos, e isso é verdade, a apresentação do prato conta muito para estimular o apetite das pessoas e concretizar o pedido do prato. Espero que tenha contribuido para o entendimento das funções dos sentidos no processo de escolha de qualquer produto, principalmente alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário