segunda-feira, 29 de junho de 2009

Uma visão antropológica das contribuições culturais de vários povos para a gastronomia

"... Etimologicamente a palavra Gastronomia é o estudo ou a observância das leis do estômago, conceito ampliado por Brillat-Savarian em seu livro A Fisiologia do Gosto, definindo-a como a arte do bem comer e do bem beber. Observador arguto, o autor compilou os mais diversos hábitos e expressões do paladar num livro que transita entre um elenco de costumes de época e a tentaiva de análise científica. Com pitadas de ironia e críticas aos estilos de vida de seu tempo, Brillat-Savarian deu destaque a literatura gastronômica, hoje difundida em vários tipos de publicações: livros de receitas, histórias de pratos e ingredientes, romances e biografias, além de veículos especializados como revistas, folhetos, roteiros etc.
O assunto sobrepôs-se às conversas informais. Chamou a atenção do meio acadêmico, que se aprofundou em pesquisas na área gastrômica e recentemente contou com o impulso em publicações, artigos e estudos resultantes de uma série de acontecimentos iniciados no século XIX e intensificados no século XX com a industrialização crescente, com o desenvolvimento de tecnologias e com a descoberta de novos produtos e substâncias que ofereciam ao público a possibilidade de adquirir alimentos enlatados, congelados, desidratados, liofilizados, cortados, picados, higienizados, com adição de nutrientes, sem açúcar, sem gorduras etc., tendências fortes em função do estilo de vida comtemporâneo, urbano, industrial". Extraído do livro Alquimia dos Elementos- Editora Senac - volume 2 pag 49.
Como vimos a gastromonia é também uma manifestação cultural de um povo, de uma nação, na qual os elementos e nutrientes mais comuns na região são incorporados à alimentação das populações envolvidas. É a antropologia da alimentação que estuda essas manifestações gastronômicas da humanidade e o legado que essas nos deixaram. Em assim sendo, várias das receitas que nós fazemos em nossa culinária possuem séculos e passaram de família para família através do processo de observação, o processo de colonização dos impérios europeus contribuíram muito para a divulgação de novos pratos e receitas, plantas e animais eram trazidos de navio para o novo continente.
A escravização dos negros também contribuiu muito para agregar pratos regionais africanos na culinária brasileira. Em fim, todos os imigrantes que aqui aportaram trouxeram valiosas contribuições culturais e gastronômicas.
Não se pode estudar do ponto de vista antropológico qualquer cultura sem se estudar seus costumes e procedimentos de procura, processamento e alimentação. O ato de cozinhar não está livre de heranças culturais arraigadas em nossas famílias, aprendidas de geração para geração, como se fossem verdadeiros tabus. Mas isso é que torna a gastromonia uma ciência viva e que reflete a alma de um povo, nos seus condimentos e temperos vão lembranças e sentimentos incorporados com um verdaderio toque de amor.
Não se pode cozinhar sem sentimento porque não se consiguirá finalizar um bom prato com temperos e essências que saem da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário