sexta-feira, 26 de junho de 2009

Segurança e Higiene Sanitária

Todos nós somos produtores domésticos, profissionais ou casuais e consumidores assíduos de produtos e serviços dos mais variados possíveis. Quem de nós não se pegou comendo algo em um supermercado antes da fila do caixa? Quem nunca comprou algo em um supermercado pela aparência, características organolépticas sem se perguntar se era realmente necessário?
Essas perguntas responderam o porque da disposição das gôndolas ou do Layout dos supermercados e comércios afins, o porque das ditas degustações em supermercados. Isso nada mais é que a demosntração do produto no ponto de venda. Naõ é interessante isso, a indústria estimula nossos sentidos para provocar certos comportamentos inclusive o de comprar.
Então porque dar um título " Segurança e Higiene sanitária"' se nem ao menos tocamos no assunto.
Bom foi de propósito mesmo, porque essas ações da indústria provocam comportamentos de compra que na maioria das vezes são involuntários; e que não olhamos nem sequer os rótulos dos produtos, o prazo de validade, sua composição etc. Como Marketeiro formado e estudioso da área, isso seria o ápice para Michel Porter o papa do Marketing mundial, ou seja, ocupar a mente dos consumidores com marcas que dificilmente serão esquecidas.
Bem como este blog é educativo e interativo devo informar que devemos sim, observar todas as características dos produtos, composição nutricional e as famosas tabelas de Kilo Calorias.
Para certas populações a não observância destes aspectos pode influenciar e até mesmo prejudicar aos consumidores portadores de doenças crônicas como o Diabetes, a hipertensão, as desfunções renais etc.
Se fizermos desse simples ato uma rotina com certeza compraremos produtos melhores do ponto de vista nutricional a um preço mais justo.
Se existe prazo de validade é para ser respeitado e um dos motivos para isso é a proliferação de microoganismos patogênicos e deteriorantes. Alimentos em temperaturas entre 5º C e 60ºC, estão na zona de risco, ou seja, temperatura propícia para o desenvolvimento dos M.O.
No Sistema das Nações Unidas existe um Programa Ligado a FAO - o Codex Alimentarius que trabalha conjuntamente com os órgãos federais, estaduais e municipais redigindo normas e regulamentos que deverão ser cumpridos por todos os Estados membros da ONU, visando o fonecimento de alimentação segura para as populações mundiais.
Então segurança e higiene sanitária tem tudo a ver com o comportamento do consumidor. Em se tratando de um comportamento podemos moldá-lo da melhor maneira possível, para que possamos usufruir de alimentos seguros e saudáveis.

Um comentário:

  1. Para maiores esclarecimentos sobre a rotulagem dos alimentos pesquisar no site da anvisa http://www.anvisa.gov.br/alimentos/tabela.htm;
    Site do USDA -USA http://.nal.usda.gov/fnic/foodcomp.

    ResponderExcluir